terça-feira, 4 de outubro de 2011

" Dicas para os jovens que procuram colocação no mercado de trabalho"

A concorrência acirrada nos processos para escolha de novos funcionários para empresas/indústrias no mundo globalizado em que vivemos, não deixa espaço para deslizes do candidato. E, vendo a dificuldade de muitos jovens, tanto para os recém-saídos de universidades quanto para àqueles que ainda cursam o Ensino Fundamental e Médio, cito, alguns itens que, de acordo com empresas de consultoria em recursos humanos, é tudo o que as empresas esperam desses jovens talentos.

  • Bom senso para se vestir:
Terno e gravata podem ser substituídos por calça e camisa sociais quando a empresa tem um perfil mais informal. Para as mulheres, saias curtas, decotes ou calças de cintura baixa pegam mal. Na dúvida, pergunte à empresa de seleção qual o traje mais adequado.
  • Interesse pela empresa:
Informe-se sobre a missão e os valores da companhia para a qual deseja trabalhar.Durante a seleção, é desaconselhável ao candidato fazer perguntas básicas, como em quais segmentos a empresa atua.
  • Autocontrole:
Guarde questões como salário e benefícios para o momento em que o recrutador abrir espaço para dúvidas. Perguntas desse tipo logo no início da entrevista demonstram ansiedade ou, pior ainda, falta de tato.
  • Participação comedida:
Há aqueles candidatos que entram mudos e saem calados. Outros desatam a falar. O ideal é contribuir com ideias, mas mostrar que também sabe ouvir.
  • Comportamento adequado:
Evite usar gírias e abusar das brincadeiras. A linguagem informal fora de contexto é um sinal de que falta ao candidato versatilidade para lidar com grupos diferentes.

De olho nas redes sociais:
Uma pesquisa mundial feita pela empresa de recrutamento Robert Half mostrou que muitos gestores olham o perfil dos seus candidatos nas redes sociais, como Facebook e Twitter. E a maioria deles diz que, quando encontram algo que consideram de mau gosto, isso pode prejudicar a avaliação de um profissional com um bom currículo.
  • Não há nada de errado em publicar fotos informais, de viagens ou com os amigos. Mas imagens em que a pessoa aparece em traje de banho, por exemplo, ou alcoolizada são imperdoáveis. Na dúvida, faça o seguinte teste: eu mostraria esta foto ao meu chefe sem constrangimento? Se a resposta for "não", ou mesmo "talvez", a questão está solucionada.
  • Opiniões controversas ou preconceituosas são de péssimo tom. Também pegam muito mal as críticas à empresa ou ao ambiente corporativo. Reclamações como "não vejo a hora de chegar sexta-feira!" demonstram desinteresse. Evite também expor condutas que podem afetar o seu desempenho, como "direto da balada para o trabalho". De novo, faça um teste simples: você diria isto ou aquilo ao microfone, diante de toda a empresa, sem medo de cometer uma gafe? E, seja qual for o conteúdo, erros de ortografia sempre depõem contra o candidato.

        



Nenhum comentário:

Postar um comentário