terça-feira, 23 de agosto de 2011

"Somente, Nicolau Maquiavel explica: 'Os fins,justificam os meios'..."


Após fazer referências a situações da vida real durante toda a trama – como a prisão de um banqueiro corrupto e as agressões a homossexuais -, os autores da novela Insensato Coração, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, apropriaram-se de um slogan político utilizado pelo palhaço Tiririca (PR) na campanha eleitoral de 2010, quando foi eleito deputado federal.
No último capítulo, que foi ao ar nesta sexta-feira, na TV Globo, a personagem Natalie Lamour (Débora Secco), modelo, ex-participante de um reality show e ex-mulher do banqueiro corrupto, foi convidada para candidatar-se a deputada federal pela legenda fictícia Partido da Moralidade Pública. Ao ouvir o convite, o irmão da modelo, Douglas (Ricardo Tozzi) perguntou: “O que faz um deputado mesmo?”. A resposta de Natalie foi uma reprodução fiel da famosa frase de Tiririca: “Eu não sei, mas vota em mim que eu te conto”
Na trama, a candidatura de Natalie teve espaço para lição de moral. Ao ser questionado pela mãe da personagem sobre a seriedade do partido, um jornalista explicou o que leva pessoas famosas a serem indicadas como candidatas. “Esses partidos querem se aproveitar da fama dela, quanto mais voto ela receber, mais deputados eles elegem. E também ganham mais espaço na propaganda eleitoral, se aliam a algum candidato a presidente e depois conseguem cargos no governo”, afirmou o jornalista Kléber Damasceno, interpretado por Cássio Gabus Mendes.
Para completar a referência a Tiririca, Natalie conseguiu ser a deputada mais votada do país, assim como o palhaço. De diferente, a modelo teve apenas o figurino. Enquanto o humorista circula no Congresso Nacional com terno, gravata e calça jeans, a loira vivida por Débora Secco desfilou com uma saia minúscula.

  E, como diz a letra da música do Legião Urbana,
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?


Nenhum comentário:

Postar um comentário