quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dia dos Professores.O que está acontecendo?

O texto a seguir não foi escrito por mim mas, como vivo a realidade atual de nossas escolas, considerei uma justa homenagem do autor do mesmo que é Psicólogo e uma brilhante reflexão. 


Dia 15 de outubro, dia dos professores. Primeiramente, gostaria de parabenizar todos os mestres. Mesmo que seja uma profissão como outra qualquer, essa em específico, me faz ser um admirador pela possibilidade de educar e passar conhecimento ao próximo.

Vemos com frequência nos dias de hoje, que todos os dias são comemorados alguns "movimentos". Esse movimento se da devido a divulgação de informações, principalmente pelas redes sociais, que hoje se fazem de fácil acesso à grande maioria. Porém, qual o significado de comemorar um dia, como por exemplo, o dia dos professores?

Talvez estejamos compartilhando imagens, frases bonitas, decorativas, que nos tragam uma boa quantidade de "curtidas" e "compartilhamentos", mas o que realmente fazemos diante do assunto prestigiado em cada dia que se passa?

Os professores passaram por um processo de regressão absurdo dentro da nossa cultura. Desde minha época escolar, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, para hoje, o que não é um grande período de tempo, consigo observar mudanças onde não enxergo pontos positivos nas mesmas, por exemplo:

- Fui educado por pessoas que eram respeitadas pelos meus pais e por boa parte da sociedade. Hoje, vejo alunos baterem em professores, e pais demitindo os mesmos por estabelecerem regras necessárias aos seus filhos.

- Fui educado por pessoas que eram consideras protagonistas em possibilitar à mim, uma oportunidade de desenvolvimento biopsicossocial adequado. Hoje vejo profissionais desvalorizados e censurados por motivos sócio-políticos.

- Fui educado por pessoas que podiam se orgulhar em serem tais profissionais na rua, simplesmente por serem reconhecidos. Hoje, brigam por ter um salário que seja capaz de proporcionar uma vida digna. 

O que está acontecendo? Quando paramos de nos importar com a educação e o desenvolvimento dos nossos filhos, considerando esses, dentro de uma sociedade, a qual não podemos negligenciar para o bem de todos inclusive deles?

Acredito que hoje tenho a oportunidade de compartilhar as minhas ideias e experiências profissionais, pois tive vários mestres ao decorrer da vida, e ainda tenho, e terei, até o final dela.

Venho aqui, através dessa publicação, agradecer à todos os professores e mestres da vida que passaram pela minha existência. Agradeço por me ensinarem a aprender, sem vocês, nada do que tenho conquistado em mim vida teria sido possível. Só agradeço. Obrigado.

"Professores ideais são aqueles que se transformam em pontes e que convidam os alunos a cruzá-la, depois de ter facilitado sua passagem, com alegria e colapso, incentivando-os a criar pontes a partir de suas próprias atitudes." (Nikos Kazantzakis)

(Júlio Furlaneto - Psicólogo de Campo Grande - MS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário