domingo, 27 de janeiro de 2013

"Inveja no Facebook: Uma ameaça oculta à satisfação da vida dos usuários?"


Estudo sobre Redes Sociais Inveja no Facebook Uma Ameaça Oculta à Satisfação da Vida dos Usuários
Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt descobriram que fotografias de férias eram a maior causa de ressentimento.
 O estudo ‘Inveja no Facebook: Uma Ameaça Oculta à Satisfação da Vida dos Usuários?’, divulgado nesta terça-feira (22), constatou que a rede social Facebook pode causar inveja e infelicidade aos usuários.
Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt descobriram que fotografias de férias eram a maior causa de ressentimento, com mais de metade dos incidentes de inveja provocados por imagens de viagens.
A interação social foi a segunda causa mais comum de inveja, com os usuários podendo comparar quantas felicitações de aniversário receberam em relação a amigos no Facebook e quantos ‘curtir’ ou comentários foram feitos em fotos ou posts.
O material publicado afirma que o acompanhamento passivo provoca emoções amargas, com os usuários invejando principalmente a felicidade dos outros, o modo como os outros passam as férias e como socializam.
Conforme a pesquisa, pessoas com trinta e poucos anos eram mais propensas a invejar a felicidade familiar enquanto as mulheres eram mais propensas a invejar a atratividade física.
Os estudiosos afirmam que os sentimentos como inveja fizeram alguns usuários se gabarem mais sobre suas conquistas no site administrado pela Facebook Inc. para aparecerem sob uma luz melhor.
Os homens postavam mais conteúdo autopromocional no Facebook para fazer com que as pessoas soubessem sobre suas realizações enquanto as mulheres destacavam sua boa aparência e vida social.
Os pesquisadores basearam suas descobertas em dois estudos envolvendo 600 pessoas, e os resultados devem ser apresentados em uma conferência sobre sistemas de informação na Alemanha, em fevereiro.

OBS: a VEJA dessa semana, trouxe uma excelente matéria sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário