segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

As armadilhas para invasão de computadores alheios.

Li o artigo a que reproduzo abaixo no mês de setembro. Considerei-o muito importante a todos nós mas, jamais imaginei receber algo semelhante. E, agora a tarde quando abri minha caixa de e-mails me deparei com um  extremamente interessante: do Banco do Brasil... Nunca tive conta ou qualquer financiamento junto ao mesmo. 
Dessa forma, leiam a seguir e fiquem atentos

Roberto Pompeu de Toledo: Por motivo de seguranção

O terror via e-mail, para sua seguranção (Imagem: Joel Saget / AFP)
O terror via e-mail, para sua seguranção (Imagem: Joel Saget / AFP)
Artigo publicado em edição impressa de VEJA que está nas bancas

POR MOTIVO DE SEGURANÇÃO
Quem usa a internet está sujeito a grandes sustos, dos quais é exemplo o e-mail proveniente do “Banco do Brasil, gerência” cujo título era: “Por motivo de seguranção o Banco do Brasil informar” (sic). Seguia-se o texto:
“Atualização de segurança – identificamos um problema grave em seu acesso
Prezado cliente (a)
Seu acesso ao Banco do Brasil Internet Banking foi expirado pelo nosso sistema, devido a uma atualização de nossos servidores. Informamos que para continuar o accesso a sua conta será necessário accessar o link informado abaixo, ou compareça a uma agencia mais perto ” (sic). “Agradecemos a sua compreenção ” (sic)
Meu Deus!, reagiria o destinatário distraído.
Vão cortar meu acesso ao Banco do Brasil. Em seguida lembraria que não tem conta no Banco do Brasil — por que diabos quereria acessá-lo? Aliviado, ele se permitiria os vagares de uma análise de texto. Chama atenção primeiro o “seguranção” do título da mensagem. O texto que segue fala em “segurança”, o que indica que o vocábulo, em sua forma habitual, não é estranho ao redator.
O “seguranção” lhe teria ocorrido para conferir à mensagem o caráter intimidatório que só mesmo um “ão” é capaz de proporcionar. O “accesso” e o “accessar”, em vez de erro, podem ser tomados como um toque de erudição. Fazem um aceno aos avôs latinos “accessus” e “accessare”. Mas o mais interessante é o “cliente (a)”. O redator se dirige ao cliente e à clienta. Foi sem dúvida (que fofo!) seu jeito de reverenciar a presidenta Dilma.
Mais alguns dias, e vem esta outra mensagem da parte de “Brunetti Cobranças”, mais assustadora ainda:
“Brasília, 26 de agosto de 2012 ”
“A Duplicata em anexo, está vencida desde o dia 01 de Julho de 2012, e o não pagamento da mesma até o próximo dia 28 implicará em Protesto, medida inicial no Processo de Execução que iremos intentar contra V. Sa. depois de Protestada o pagamento terá que ser efetuado no 3º Cartório do Protesto de Títulos ” (sic)
Anexado, vinha o link para visualizar a temível duplicata.
Quem está habituado à internet sabe o que são essas mensagens — armadilhas para entrar no computador alheio e capturar-lhe os segredos. Alguém ainda cairá nelas? Salva-nos o sistema educacional brasileiro. Nesta hora, nunca será demais louvá-lo; se fosse mais eficiente, o risco de levar tais mensagens a sério seria maior. As duas transcritas acima chegaram ao usuário de e-mails que vos fala nas últimas semanas. Mas pensa o leitor que só lhe cabem desgraças? Também lhe sorri a fortuna, como atesta esta terceira mensagem, proveniente da “Cocacola Lottory Promotion” (desta vez vai sem os “sic”, a esta altura já dispensáveis):

Não mandem mais esses e-mails, apenas digam onde posso apanhar o pacote (Foto: Getty Images)
Não mandem mais esses e-mails, apenas digam onde posso apanhar o pacote (Foto: Getty Images)
“bom dia
Temos o prazer de informá-lo do resultado de agosto 2012 loteria Coca-Cola que foi concluído este mês. Final anual atrai realizada no (1° de setembro de 2012) pela Coca-Cola loteria Promoção Mundial, o seu endereço de e-mail estava entre os oito vencedores que ganharam (R 1.5 milhões) um milhão de quinhentas mil libras sobre a promoção, COCA-COLA loteria realizada em Londres, o seu pagamento, que foi configurado no Cartão Multibanco em seu nome é pronto para reivindicar o pagamento através do nosso centro em Benin Então, gentilmente contacte Cartão Multibanco centro de cartões de pagamento com o seu endereço em receptores em
Atenção: Sr. Pedro Dossou. Diretor,/ Tel: + 229 98 95 04
Am sede em Cotonou, Benin Cartão/ Email: ubaatmcard@ hotmail.fr/
Obrigado atenciosamente Mr: Frank John ”
O desapego pelos bens materiais já fez este colunista desprezar fabulosas ofertas de heranças encalacradas na Nigéria, no Congo e em Uganda, sempre escritas em inglês. Desta vez, o missivista deu-se ao trabalho de mandar a mensagem, se não em português, com vocábulos da língua portuguesa, ainda que talvez soprados por um tradutor eletrônico. Gentil Mr. John! Mande lá os (R 1,5 milhões) um milhão e quinhentas mil libras. É só dizer onde apanhar o pacote. Comemoraremos depois com um porre de Coca-Cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário